domingo, 4 de julho de 2010

Li por aí

A precisa imprecisão da mídia quando o assunto é maconha


http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2286761-EI298,00.html - "Fumar um cigarro de maconha equivale a um maço de cigarros de tabaco em termos de risco de câncer de pulmão, disseram cientistas da Nova Zelândia, alertando para uma "epidemia" de câncer de pulmão associada à maconha."

"Epidemia" não
é "demais" não? O uso da maconha é milenar, se fosse tão ruim assim, isso já não teria acontecido? Mas beleza...

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1797613-EI8147,00.html - "Fumar um cigarro de maconha tem os mesmos efeitos sobre os pulmões humanos que fumar entre 2,5 e 5 cigarros compostos unicamente de tabaco, ressalta um estudo realizado na Nova Zelândia e divulgado na noite de segunda para terça-feira no site da revista especializada Thorax."

A maconha da Nova Zelândia deve ser muito boa mesmo...

_____________


http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=-1&Search=maconha&CurrentPage=0&LibDocID=2747 - Vamos lá... o título: "Habito de fumar maconha ligado ao enfisema", ok. Agora vamos ao que esta escrito:

1º - "Todos os homens também fumavam cigarros ou charutos, mas não na quantidade normalmente necessária para causar enfisema." Então não é "somente" o hábito de fumar maconha. Pra variar, muitas dúvidas...

2º - "Pode ser que estes dois elementos juntos possam explicar esta associação," disse Johnson. Ele acrescenta que este estudo, relatado na edição de março da revista Thorax, enfisema visto nestes homens." - Pode ser que possa??? Muita certeza para um título tão afirmativo.

O título da notícia é "Hábito de fumar maconha ligado ao enfisema", sendo que o cientista afirma que: "não pode determinar conclusivamente que o hábito de fumar maconha foi a causa do tipo de enfisema visto nestes homens."


3º - "Estudos que tentaram comparar quantidades de maconha e quantidades de fumo de cigarros levam à conclusão de que três a quatro cigarros de maconha por dia é tão danoso aos seus pulmões como fumar um maço de cigarros por dia," - Outra comparação com o cigarro que, mais uma vez, se mostra extremamente "imprecisa". Não há consenso.

4º - Pra fechar com chave de ouro: "O que eu gostaria de ver é um estudo projetado adequadamente para ver se esta associação é verdadeira," Johnson acrescenta." - Eu também gostaria! hahaha...



Obs: http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeitos_da_maconha_%C3%A0_sa%C3%BAde#Aparelho_respirat.C3.B3rio -"Há uma certa polêmica com relação aos efeitos da maconha no aparelho respiratório. Como as pesquisas dos efeitos da maconha são mais recentes do que as produzidas sobre o tabaco, os resultados tendem a ser controversos e preliminares. Contudo, uma suposta pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde) a qual teria sido censurada por motivos políticos informa que a maconha não causa bloqueio das vias respiratórias, enfisema pulmonar ou qualquer outro dano às funções pulmonares."