sexta-feira, 30 de julho de 2010

Maconha, cérebro e saúde

No post passado, em que citei um estudo publicado no blog de uma bióloga doutoranda, aqui farei mais uma citação.

Sidarta Ribeiro, de apenas 40 anos, é doutor em neurociências pela Universidade Rockfeller (EUA) e concluiu seu pós-doutorado pela Universidade Duke (EUA). Escreveu em co-autoria com Renato Malcher-Lopes o livro “Maconha, cérebro e Saúde”, onde descreve as propriedades medicinais, desmistifica e esclarece mitos sobre os efeitos psicológicos e comportamentais da maconha.

Sidarta explica como a droga ilegal mais consumida no mundo
sai da posição de vilã para promessa da medicina e da neurociência.

Em 2005, voltou para o Brasil e assumiu o posto de diretor de Pesquisas Científicas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). É ainda professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pesquisador do Instituto de Ensino e Pesquisas do Hospital Sírio Libanês, e Pesquisador-colaborador da Duke University.

Nesse link abaixo, você confere uma entrevista em que ele responde questões como a barreira de ilegalidade, a importância científica da planta, a atuação da erva no sistema endocanabinóide humano, quais doenças podem ser tratadas pela erva, a ação antitumoral da planta e outras coisas mais, é muito interessante.


http://tristefimdelilybraun.blogspot.com/2010/06/um-santo-remedio.html

Aqui você confere a página dele no Wikipédia, aqui uma matéria especial da revista TRIP.



Clicando aqui, você pode conferir um post que fiz falando sobre estudos que relacionam a maconha e o câncer.