terça-feira, 27 de julho de 2010

"Cânhamo para o triunfo!" - Campanha americana que encorajava o plantio da cannabis!

Nesse post falarei exclusivamente sobre uma parte da história dos EUA que foi bastante controversa. Ficou um pouco grande, mas é por causa das fotos, tem muita coisa interessante!

Em 1942, o governo dos EUA fez um vídeo chamado "Hemp for victory" (literalmente "Cânhamo para o triunfo"!) encorajando os fazendeiros americanos a cultivarem maconha para a produção de sua fibra, já que as fibras importadas estavam escassas. Mas o vídeo vai além disso, explica a história da planta e sua importância, mostra inclusive como se planta, como se faz a colheita e como se processa (e tudo com detalhes!).

Lembrando que em 1989, a biblioteca do congresso e o departamento de agricultura dos EUA alegaram que esse filme não foi produzido por eles e nem por nenhum outro departamento.

Mas felizmente duas cópias VHS foram recuperadas por Jack Herer, Maria Farrow e Carl Packard!

E agora, em parceria com o Hempadão, esse vídeo pode ser visto exclusivamente com legendas:






Apesar de hoje em dia o senso comum ser a proibição, a maconha já foi muito utilizada no passado pra milhares de coisas, vocês não fazem ideia de como ela esquentava a economia.

Embora as leis não sejam muito favoráveis hoje em dia, Kentucky e Wisconsin eram os estados com as maiores produções de cânhamo de todo os EUA.


O cânhamo em Kentucky:

A primeira safra foi plantada em 1775. De 1840 a 1860, Kentucky atingiu seu pico de produção e em 1850 tinha 40 mil toneladas, equivalente ao valor de $5 milhões. Fábricas produziam cordel, cordas e estopas para veda de veleiros e ensacamento de algodão. A maior safra do estado até 1915. O mercado se enfraqueceu pela concorrência da juta, que era vendida sem tarifa. Para ajudar a guerra, o cânhamo foi novamente cultivado durante a 2ª guerra mundial. Veja mais.




Essa placa se localiza do lado de fora do tribunal do condado de Jessamine, em Kentucky. Ela diz:

Um dos condados que mais produziam, era o 3º em valor de produção e em fábricas de cordame, com 14 em atividade em 1840. O pico de sua produção foi atingido em meados de 1800, rendendo mais de mil toneladas por ano, com o valor de $125 mil. Em 1889, foi um dos três condados Bluegrass (apelido dado devido à Poa annua, uma espécie de capim que crescia na região) que juntos plantaram mais do que a metade de todo o cânhamo produzido no país.

E ainda encontrei isso aqui...

São dois selos de “tributação especial” (um imposto criado para quem lidava com maconha) do governo permitindo a produção de maconha e o outro como se fosse um alvará para para abertura de um dispensário de maconha medicinal. Pessoais e intransferíveis, os selos valiam por um ano.

E pra finalizar isso aqui...



Uma rua com o nome: "Rua do cânhamo"!
Ela ainda existe com esse nome e pode ser vista no AQUI pelo googlemaps.


Eu fico abismado como esse tipo de informação não se dissemina, é incrível demais. Os valores se inverteram completamente e agora a desinformação e a manipulação estão tomando conta da cabeça de muita gente.